domingo, 24 de julho de 2011

ABDOMINOPLASTIA



Quando há importante flacidez de pele abdominal, a lipoaspiração não é capaz de resolver problema de contorno corporal. É necessária pelo menos a retirada de pele para que se faça um belo contorno corporal. 

Na abdominoplastia (ou dermolipectomia abdominal) procuramos harmonizar o contorno corporal através de manobras como recomposição da musculatura da parede abdominal e da retirada de pele e gordura.



Existem diversos desenhos de cicatriz de abdominoplastia, sendo eles indicados de acordo com a necessidade (desde uma cicatriz como a da cesárea, uma cicatriz mais extensa horizontal e até uma combinação de cicatriz horizontal com a mediana). A cicatriz horizontal deve ser programada para ficar dentro da marcação do biquíni e assim devidamente escondida inclusive sobre vestes de banho. Pode ser necessária uma cicatriz ao redor do umbigo, que quando bem feita depois de um tempo fica quase imperceptível.


 Geralmente, os pacientes chegam ao consultório com queixas de acúmulo de gordura, flacidez cutânea, estrias abdominais causadas por distensão progressiva da pele (obesidade, gestação, ciclo engorda-emagrece), hérnias da parede abdominal e pós emagrecimento importante como o pela cirurgia bariátrica. A redução da atividade física é também uma causa de hipotonia muscular, manifestada pela flacidez, aumento de volume abdominal e até ptose, com aparência de abdome em avental. 

 

A extensão da cicatriz irá variar de acordo com o grau e flacidez e a quantidade de pele que se pretende retirar. Portanto, temos variantes da abdominoplastia clássica, como o miniabdome. No miniabdome, consegue-se tratar muito bem a flacidez infraumbibilcal, e a paciente precisa ter pouca ou nenhuma flacidez supra umbilical para que o resultado seja bem sucedido.


Pode também ser associada com a lipoaspiração de flancos e dorso, que conferem uma cintura mais fina e um contorno mais glamuroso. 
É possível ainda, em casos selecionados, o uso da pele em excesso supraumbilical para preencher e ajudar a dar um formato mais gracioso à mama, técnica chamada de abdominoplastia invertida. 

Dessa forma, a abdominoplastia oferece diversas vantagens na prática:
- única forma de eliminar as estrias, principalmente as infra umbilicais,
- poder ter a opção de voltar a usar um biquíni, sem ter vergonha da flacidez de pele,
- ter uma cintura mais bem definida,
- nos casos de estiramento das estruturas musculares e aponeuróticas da parede abdominal, oferece ainda um realinhamento e até melhora dos hábitos inestinais,
- correção de possíveis hérnias da parede abdominal.


Lembrando que não é uma cirurgia de emagrecimento. O importante não é o que sai e sim o que fica e como fica. A paciente pode ir retornando às suas atividades normais poucas semanas. A dermolipectomia não impede a paciente de engravidar. É uma cirurgia que raramente complica quando realizada dentro de critérios técnicos.

9 comentários:

  1. As vantagens da abdominoplatia, bem como "O importante não é o que sai e sim o que fica e como fica", faz o post ser muito interessante e suscita o aprofundamento do assunto. Muito bom.Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Dra,
    tenho uma cicatriz grande de uma cirugia de vesicula convencional ,tenho sobrepeso,e ja li que esse tipo de cicatriz nao sai em abdominoplastia normal.fiquei interessada na abdominoplastia invertida,porem nao consigo achar uma imagem para ter uma ideia de como fica a cicatrizaçao.

    ResponderExcluir
  3. Pode sair na abdominoplastia invertida, dependendo da quantidade de sobra de pele supraumbilical. A cicatriz da abdominoplastia invertida fica no sulco inframamário, como a cicatriz horizontal da mamoplastia. Se não for possível retirá-la, você pode ao menos corrigir a cicatriz, a tornando mais fina e delicada.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
  4. TENHO 16 DIAS DE OPERADA DE ABDOMINOPLASTIA, O PÓS É BEM CHATO, MAS NÃO TIVE NEHUMA DOR, DESINCHEI MUITO, FIZ DRENAGEM DESDE O 2° DIA, ISSO FOI FUNDAMENTAL NA MINHA RECUPERAÇÃO.
    A ALIMENTAÇÃO BEM COLORIDA, RICA EM FERRO E MUITA ÁGUA AJUDA DEMAIS...
    ESTOU MUITO FELIZ E NÃO PARO DE DIZER QUE FARIA TUDO DE NOVO E OLHE QUE NEM VI O RESULTADO AINDA...

    ResponderExcluir
  5. bastante esclarecedor ,gostaria de ver fotos de antes e depois de algumas cirurgias de abomen invertido .fiz uma smart lipo e fiquei com uma pequena quantidade de pele acima do umbigo.vou fazer uma cirurgia de mama e eu quero ver se da para aproveitar para fazer tambem abdomem invertito.Muito obrigado

    ResponderExcluir
  6. A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica não autoriza a exibição pública de "antes e depois" dos pacientes submetidos aos procedimentos cirúrgicos.

    ResponderExcluir
  7. Oi doutora, fiz uma abdominoplastia a 6 meses atras e adorei mais continuo achando que fiquei com uma peq. quantidade de pele acima do umbigo e como vou fazer uma cirurgia pra levantar as mamas pensei em aproveitar o corte e fazer uma abd. invertida pra puxar mais e ficar realmente com a barriga reta, o que vc acha...e possivel...muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Fiz minha cirurgia há pouco mais de 1 mês e estou muito satisfeita com o resultado, parabéns Carol pela seu profissionalismo, atenção e dedicação!!!!
    Recomendo muito!!!!obrigada por tudo!!!:)
    Anna Luiza de Faria

    ResponderExcluir