domingo, 12 de junho de 2011

TOXINA BOTULÍNICA

DIGA ADEUS ÀS RUGAS!!!








O nome "botox" é uma marca comercial. Na verdade o composto deve ser chamado de Toxina Botulínica tipo A, derivada do Clostridium botulinum. Antes, um veneno letal e hoje domado para a nossa beleza.

Ele pode ser indicado para utilização em qualquer situação onde se deseja uma paralisia flácida. Exemplos que podem ser citados: estrabismo, blefaroespasmo, quadros espásticos após AVC ou paralisia cerebral, relaxamento da hiperfunção de esfíncteres (anal, vesical, esofágico), hipersecreção de glândulas como as sudoríparas, enxaquecas tensionais... e por aí vai.




A utilização mais popular é a do tratamento de rugas dinâmicas, ou seja, rugas decorrentes da movimentação muscular. O resultado é temporário, conseguindo atenuação e até desaparecimento das marcas de expressão causando o tão desejado rejuvenescimento facial.


Existem diversos laboratórios fabricantes da toxina botulínica para uso médico, dentre os quais o próprio Botox , o Dysport e o Prosigne. A principal diferença entre as marcas, é o grau de pureza do produto. Todos tem uma durabilidade de resultado entre 4 e 6 meses.


As possibilidades dentro da mímica facial são muitas: rugas frontais, rugas glabelares, ptose da ponta nasal, rugas periorbitárias, elevação das sombrancelhas, simetrização da altura das sombrancelhas, paralisia facial, rugas do dorso nasal, rugas peribucais, sorriso gengival e onde mais se possa imaginar.


A hiperhidrose palmar, axilar e plantar também podem ser tratadas de forma muitíssimo satisfatória com o botox, com menor indicidência da indesejada sudorese compensatória e sem um procedimento cirúrgico.
Entre as contra-indicações, vale a pena citar: uso de anticoagulantes (inclui vitamina E, ginkgo biloba), pacientes com intolerância a agulhas, uso de aminoglicosídeos (diminuem o tempo de duração da toxina), gestantes e lactantes, reação infecciosa ou inflamatória na região a ser tratada, hipersensibilidade a algum componente da fórmula. Nota-se, que a maioria das contra-indicações são temporárias, basta ter pouco mais de paciência para usufruir desse benefício tecnológico.
Os cuidados após o procedimento, incluem: evitar manipulação excessiva da musculatura e evitar deitar nas 4 horas seguintes.


Deve-se sempre procurar um profissional capacitado e de bom senso para obter melhores resultados.


Esse é o meu primeiro post do blog e espero que tenha suprido a maior parte das dúvidas. Estou aberta a comentários e sugestões para os próximos posts.


Um grande abraço,


Dra. Ana Carolina Fonseca CRM 5278026-0

Nenhum comentário:

Postar um comentário